Si que Brade - Livro de Repertório

Si que Brade - Livro de Repertório
Código do produto: 912
Disponibilidade: Disponível
Preço: 12,00€ 10,80€

Coordenação: Roberto Moritz

Direção-Geral: Virgílio Caldeira 

Coordenação editorial: Paulo Esteireiro

Capa: Tiago Machado

Editora: AREArtística

Páginas: 68

Preço: 12 euros

SINOPSE: Este livro reúne uma antologia de 30 músicas que foram compondo o repertório do grupo Si que Brade, ao longo da sua actividade. Estão aqui apresentadas as suas melodias, as respetivas letras e acordes para os três cordofones regionais - braguinha, rajão e viola de arame.

O grupo Si que Brade, pertencente à Direção de Serviço de Educação Artística e Multimédia (SRE/DRE), foi formado no ano lectivo de 1987/1988, com a denominação de Tuna de Instrumentos de Corda Tradicionais Madeirenses. Teve sempre na sua génese propiciar uma prática musical a crianças e jovens, com foco nos cordofones madeirenses e na música que se pode tocar com estes. Ao longo deste projeto, foram muitos os executantes que integraram o grupo, constituindo estas músicas um vínculo musical e social entre estes.

No decorrer do tempo, foram vários os responsáveis artísticos que lideraram este projeto, sendo justo e pertinente citar aqui os seus nomes (por ordem cronológica): Vítor Sardinha, Luís Nunes, Manuel Vieira, Ricardo Agrela, Roberto Moniz, Humberto Pedras, Ricardo Félix e Roberto Moritz. Cada um destes músicos foi contribuindo, consoante as suas influências musicais, para a introdução de novas peças no repertório do grupo. Outras músicas foram igualmente praticadas pelo grupo durante a sua actividade mas, pela distância temporal e/ou relevância da perduração de inclusão em alinhamentos de atuações, optou-se por não as incluir nesta edição.

Toda a antologia aqui apresentada assenta num repertório de cariz popular, quer seja de tradição, quer seja de autor. Da música tradicional, é aqui visível o forte contributo das recolhas efectuadas no arquipélago da Madeira pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, a qual revela-se como a maior referência neste âmbito. Da música de autor, podemos contar com músicas compostas por referência musicais de uma época mais distante, como Max e Irmãos Freitas, e por autores da actualidade, tais como Guilherme Órfão, Manuel Rodriguez (Almma), Mário André Rosado (Banda d’Além), Ricardo Rodrigues e Roberto Moritz.

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau           Bom

Insira o código na caixa em baixo:



areaVIRTUAL © 2018 e-commerce