Bandas Filarmónicas

Bandas Filarmónicas
Código do produto: 413
Disponibilidade: Disponível
Preço: 10,00€

Coordenação: Armando Santos, Manuel Duarte Ferreira e Paulo Esteireiro

Autoria e Investigação histórica: Rui Magno Pinto

Coprodução: Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira

Editora: AREArtística

Sinopse

Este suporte multimédia foi produzido pela Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, e conta com o patrocínio da Direção Regional dos Assuntos Culturais.

Esta é uma edição especial que se insere no âmbito de um projeto que visou a preservação e divulgação do património musical madeirense presente nos Arquivos das Bandas Filarmónicas. A iniciativa intitulou-se de "levantamento, conservação, digitalização, catalogação de partituras escritas originalmente para bandas filarmónicas no final do século XIX e primeira metade do século XX" e foi proposto pela Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (ABFRAM), que é a instituição mentora e responsável pelo projeto, numa coprodução com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direção Regional de Educação.

Os mentores do projeto são Manuel Duarte Silva Ferreira e João Armando Abreu dos Santos, dois professores com currículo nas bandas filarmónicas Madeirenses. Ambos têm mais de 20 anos de ligação a estas instituições e por isso compreendem o espírito filarmónico e detêm conhecimento e experiência sobre as bandas madeirenses.

O objetivo principal do projeto foi assim realizar um levantamento das obras de autores madeirenses mais representativos, junto das Filarmónicas da Região. Com esse intuito foram consultados vários arquivos das Bandas da Região, tendo-se seleccionado um conjunto de obras de autores madeirenses que é agora divulgado em formato de CD-ROM+Áudio.

Neste âmbito, sete Bandas Filarmónicas da Madeira gravaram em 2012 um conjunto de composições de autores madeirenses. As Bandas participantes no CD-Rom+Áudio foram as seguintes: Banda Municipal de Santana, Banda Municipal do Funchal (Artistas Funchalenses), Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha, Banda Recreio Camponês, Banda Distrital do Funchal (Guerrilhas), Banda Municipal de Câmara de Lobos e a Banda Municipal de Santa Cruz.

No domínio da investigação histórica e autoria de textos, este 8.º volume da Coleção Madeira Música contou com a colaboração especial do musicólogo madeirense Rui Magno Pinto. Todos os conteúdos presentes em ?Bandas Filarmónicas? podem ser visualizados num computador e as músicas podem ser ouvidas num leitor de CD ou no próprio computador.    

Neste 8.º volume, é possível: 1. Ouvir oito peças madeirenses para Banda Filarmónica, maioritariamente da primeira metade do século XX, aqui gravadas pela primeira vez; 2. Visualizar e imprimir as partituras das peças gravadas nesta publicação; 3. Conhecer alguns dados sobre a evolução histórica das Bandas Filarmónicas na sociedade madeirense.

 

A Colecção Madeira Música é constituída pelos seguintes números:

1. Sinfonias de Santa Cecília;
2. Bailes do Funchal no séc. XIX;
3. A Música para Piano na Madeira;
4. O Machete Madeirense no Séc. XIX;
5. O Bandolim na Madeira;
6. Sarau Musical no Funchal;
7. Música para Viola;
8. Bandas Filarmónicas.

 

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau           Bom

Insira o código na caixa em baixo:



areaVIRTUAL © 2017 e-commerce