O Machete Madeirense no Séc. XIX

O Machete Madeirense no Séc. XIX
O Machete Madeirense no Séc. XIX O Machete Madeirense no Séc. XIX O Machete Madeirense no Séc. XIX
Código do produto: 406
Disponibilidade: Disponível
Preço: 10,00€

Coordenação: Paulo Esteireiro e Manuel Morais

Edição: DRAC

Sinopse

"O Machete Madeirense no Séc. XIX" é o 4.º volume do projecto Colecção Madeira Música. Nos três primeiros números foram recuperadas obras de autores madeirenses de domínios musicais diversos: desde as sinfonias religiosas tocadas nas cerimónias sacras, passando pelas obras orquestrais dos bailes oitocentistas do Funchal, até à música para piano composta na Madeira entre 1810 e 1955.

Este 4.º volume é uma edição especial por vários motivos, destacando-se aqui três. Primeiro, conta com a Investigação Histórica e a Autoria Principal do Dr. Manuel Morais, especialista português no domínio dos cordofones de mão, que assim vem enriquecer e contribuir com os seus conhecimentos esta Colecção. Segundo, o repertório musical aqui divulgado é extremamente raro, sendo a sua recuperação não apenas um contributo para a História da Música na Madeira, mas também para a História Universal da Música.

Terceiro, nas gravações deste CD participam alguns alunos da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia de grande talento, os quais se têm dedicado ao Machete com grande empenho e dedicação, aliando-se assim o passado musical à nossa juventude, num elo entre gerações que é essencial realizar na nossa causa da conservação do património musical madeirense e da identidade regional.

Na parte de investigação e autoria de textos, este quarto volume contou com o apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico, na pessoa do insigne Professor Doutor Alberto Vieira e, na pesquisa iconográfica, contou com a colaboração da Associação Musical e Cultural Xarabanda, através do seu presidente Rui Camacho.

Neste quarto volume, é possível:
1. Ouvir doze peças para machete madeirenses, compostas no século XIX;
2. Visualizar e imprimir as partituras, numa edição moderna, das músicas gravadas nesta publicação;
3. Conhecer o contexto social da prática do machete no século XIX;
4. Saber alguns dados biográficos de três importantes compositores para machete: Cândido Drumond de Vasconcelos, Manuel Monteiro Cabral e António José Barbosa.

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau           Bom

Insira o código na caixa em baixo:



areaVIRTUAL © 2017 e-commerce