Música para Piano na Madeira

Música para Piano na Madeira
Código do produto: 405
Disponibilidade: Disponível
Preço: 15,00€ 10,00€

Coordenação: Paulo Esteireiro e Rui Magno Pinto

Editora: DRAC e AREArtística

Sinopse

Este é o terceiro volume da Colecção "Madeira Música", que é resultado de uma parceria entre duas Direcções Regionais: a Direcção Regional de Educação e a Direcção Regional de Assuntos Culturais. O projecto foi operacionalizado pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Este CD-Rom+Áudio será apresentado publicamente por Sua Excelência o Secretário Regional de Educação e Cultura e na oportunidade serão interpretados alguns números musicais do CD, por dois pianistas madeirenses a estudar na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto - Lénia Correia e Rogério Rodrigues, que contarão com intervenções artísticas de alunos da Escola EB1 Imaculado Coração de Maria. Este número da colecção Madeira Música foi coordenado por Paulo Esteireiro e por Rui Magno Pinto.Na parte de investigação e autoria de textos, este terceiro volume contou com o apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico, na pessoa do insigne Professor Doutor Alberto Vieira, de Rui Magno Pinto, investigador madeirense Licenciado em Ciências Musicais e antigo aluno da DSEAM, da Musicóloga Vera Lopes Inácio, do Professor Jorge Borges, docente na Escola Francisco Franco e da Associação Musical e Cultural Xarabanda, através do seu presidente Rui Camacho.

Na parte musical, colaboraram cinco pianistas nas gravações deste CD: Jorge Borges, Lénia Correia, Olga Kuts, Ricardo Rodrigues, Rogério Rodrigues.

A colecção "Madeira Música" tem como principal propósito recuperar obras musicais madeirenses do passado e divulgá-las em formato didáctico-cultural.

Neste terceiro volume, é possível:

  1. Ouvir onze peças para piano madeirenses, do início do século XIX até meados do século XX
  2. Visualizar e imprimir as partituras, numa edição moderna, das músicas gravadas nesta publicação;
  3. Saber quando foi inventado o piano e quando foi difundido na Madeira;
  4. Conhecer o contexto social da prática do piano no século XIX;
  5. Saber alguns dados biográficos de dez importantes compositores para piano na Madeira desde o 2.º quartel do século XIX a meados do século XX: Duarte Joaquim dos Santos, Ricardo Porfírio de Afonseca, Amélia Augusta de Azevedo, Francisco Vila y Dalmau, Nuno Graciliano Lino, Dário Flores, Edmundo Lomelino, Luiz Peter Clode, Tony Amaral e Hélder Martins.

Todos os conteúdos presentes nesta edição podem ser visualizados num computador e as músicas podem ser ouvidas num leitor de CD ou no próprio computador.

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau           Bom

Insira o código na caixa em baixo:



areaVIRTUAL © 2017 e-commerce