50 Histórias de Músicos na Madeira

50 Histórias de Músicos na Madeira
Código do produto: 114
Disponibilidade: Disponível
Preço: 10,00€

Autor Principal: Paulo Esteireiro

Páginas: 104

Editora: AREArtística

Sinopse

Esta edição vem colmatar uma lacuna no domínio da historiografia musical madeirense, onde se sabe da existência de muitos músicos e grupos musicais ao longo dos séculos XIX e XX, mas existem poucos textos de cariz biográfico sobre os mesmos.

Os músicos escolhidos para esta edição foram personalidades influentes no quotidiano musical madeirense em várias áreas, tendo havido a preocupação de mostrar a enorme riqueza do nosso património em domínios musicais diversos: músicos sacros, regentes de orquestras de baile e de filarmónicas, pianistas de salão e de concerto, compositores de música para revista e operetas, cantores líricos internacionais, tocadores de braguinha, folcloristas, filósofos, regentes de tunas e de coros, professores de música, músicos de jazz, entre outros.

Privilegiou-se os músicos do século XIX e da primeira metade do século XX por serem aqueles que se encontram menos estudados e que estão naturalmente mais esquecidos. As várias personalidades são apresentadas cronologicamente, da mais antiga para a mais recente.

A maioria das "histórias" contidas nesta edição foi escrita, grosso modo, entre 2004 e 2005 para a Revista do Diário de Notícias e, por esse motivo, foram pensadas para um público generalista e não para um público especializado. Na altura, mais do que escrever biografias de músicos, pretendia-se dar a conhecer à população madeirense algumas das "histórias" dos músicos mais influentes na Madeira, ao longo dos séculos XIX e XX. Assim, tendo surgido neste contexto, este livro foi escrito acima de tudo como uma obra de divulgação musical e não como uma publicação destinada à comunidade académica.

Muitas das informações aqui utilizadas encontravam-se dispersas por várias edições, cujas referências bibliográficas podem ser consultadas no final do livro. Apesar de parte importante dos textos ser baseada principalmente em fontes secundárias, muitas das "histórias" presentes neste livro são aqui divulgadas pela primeira vez e foram resultado de investigações realizadas especialmente para este projecto. Realizaram-se entrevistas e questionários a familiares dos músicos ou aos próprios, quando ainda vivos; consultaram-se alguns dos principais periódicos da Madeira; digitalizaram-se e analisaram-se partituras musicais históricas dos autores visados; e realizou-se uma pesquisa iconográfica para complementar e enriquecer as informações entretanto recolhidas.

Mais tarde, o Professor Virgílio Pereira convidou a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia a integrar as comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal e um dos projectos então propostos - no meio de outros - foi a publicação de uma obra, que compilasse as "histórias de músicos na Madeira" escritas para o citado periódico.

As "histórias" aqui contadas foram escritas maioritariamente pelo Chefe de Divisão de Investigação e Multimédia da DSEAM, Paulo Esteireiro, mas dez textos biográficos presentes nesta edição foram realizados por outros autores, que tiveram a gentileza de querer contribuir com os seus conhecimentos para enriquecer este livro. São eles, por ordem alfabética, Jorge Borges, Manuel Pedro Freitas, Renata Barros, a Rubina Fernandes, Rui Camacho e Rui Magno Pinto.

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau           Bom

Insira o código na caixa em baixo:



areaVIRTUAL © 2017 e-commerce